sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS

Escola: Batista El’ Shalon
Professora: Rosana de Queiroz Moura
Turma: 2º ano

Hábitos alimentares e higiene bucal
 
Objetivos:
·         Ampliar o conhecimento sobre hábitos alimentares saudáveis;
·         Avançar no conhecimento sobre as consequências da ingestão exagerada de guloseimas;
·         Incentivar o hábito da escovação dos dentes e a visita periódica ao dentista;
·         Ler para localizar informações;
·         Desenvolver o comportamento leitor e escrita durante o processo de produção textual.

 
Conteúdos:
·         Práticas de leitura e escrita;
·         Hábitos alimentares;
·         Higiene bucal.

 
Tempo estimado:
·        Dois dias.
 
Material necessário:
·        Quadro, caderno, lápis grafite, piloto, hidrocor, cartolina, frutas e doces.

 
Livros:
·        Balas, bombons, caramelos.
·        História de dentinho

 
Momentos Planejados:


 
1ºLeitura do livro Balas, Bombons e Caramelos, de Ana Maria Machado
  • Explicar aos alunos que, ao longo de duas aulas, eles aprenderão alguns hábitos alimentares saudáveis, aprenderão algumas doenças causadas por uma má alimentação;
  • Antes da leitura, fazer exploração da capa, ilustrações, autor e, após a leitura realizar questionamentos sobre o conteúdo: alimentos saudáveis que conhecem, e os que gostam;
  • Solicitar listas de alimentos conhecidas pelas crianças e escrever os nomes dos alimentos citados no quadro, lendo junto com eles.

2º Retomada do livro Balas, Bombons e Caramelos, de Ana Maria Machado
  • Realizar a leitura, questionar os alunos visando a comparação entre os hábitos alimentares;
  • Retomar os nomes dos alimentos citados no momento anterior, para escrita do número de sílabas de cada palavra, e, em seguida, solicitar que as crianças façam desenho do alimento que mais gostaram;
  • Propor a construção coletiva de um cartaz com guloseimas e frutas;
  • Conversar sobre as características dos mesmos, destacando os perigos se consumidos com exagero;
  • Trabalhar características relacionadas à estruturação do cartaz, como título (adequação e tamanho das letras), bem como a disposição do material.

 3º Leitura do livro História de dentinho, de Maria Hilda de Paiva Andrade
  • Antes da leitura, fazer exploração da capa, ilustrações, autor e, após a leitura realizar questionamentos sobre o conteúdo: higiene bucal;
  • Palestra com o profissional da área e aplicação de flúor.
HÁBITOS ALIMENTARES E HIGIENE BUCAL
 
 
Escola: Municipal Navarro de Brito
Professora: Rozelaine Alves de Sousa Santos
Turma: 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental I


 
Plano de Aula – Literatura Infantil

 
Escolha do livro literário pelos alunos.
 
Decidimos que o trabalho seria melhor desenvolvido se fosse apenas um livro para toda a turma, assim teríamos mais integração, incentivo, criatividade e desenvolvimento.

Foram escolhidos cinco livros: O Peralta, Os Três Jacarezinhos, As aventuras do pequeno ratinho na cidade grande, Cuidado com o menino e Abaré.

Foram eliminando os livros por votos da turma, até restar um.

O livro escolhido pela turma foi: Os Três Jacarezinhos.

Objetivo:
·         Oportunizar momentos de leitura no intuito de incentivar e despertar o gosto e o prazer de ler, atendendo as necessidades lúdicas e a ligação com o cotidiano dos alunos.
Objetivos Específicos:
·         Trabalhar com a leitura individual e em grupo;
·         Mostrar a importância da leitura;
·         Promover o desenvolvimento da imaginação e a criatividade;
·         Desenvolver a oralidade e a escrita;
·         Expressar-se por meio de desenhos e pintura;
·         Relatar a história do livro a partir do desenho feito pelo aluno;
·         Tornar leitores apreciadores e críticos;
·         Estimular a socialização.
Conteúdos:
·         Valorização da leitura como uma fonte de prazer e entretenimento;
·         Interesse por compartilhar a história lida e opiniões;
·         Leitura e apresentação da história;
·         Desenvolvimento de critérios de escolha do livro.
Tempo Estimado:
·         Três aulas.
Materiais Necessários:
·         Livros literários;
·         Papel sulfite;
·         Lápis de cor;
·         Câmera digital
·         Lápis grafite;
·         Borracha.
Série:
·         2º e 3º Anos.
Livro:
·         Os Três Jacarezinhos.
Momentos Planejados:
·         Escolha do livro;
·         Apresentação do livro;
·         Manuseio e conhecimento do livro;
·         Leitura do livro;
·         Explicar sobre Paródia;
·         Desenho e pintura da parte da história que mais chamou atenção;
·          Apresentação dos desenhos;
·         Conto da história a partir dos desenhos apresentados.
Sequência Didática:
1ª Aula:
·         Escolha do livro – “Os Três Jacarezinhos”;
·         Apresentação do livro: Autora, Ilustrador, Capa, Editora;
·         Organização dos alunos em classe para manuseio do livro;
·         Fazer perguntas sobre os aspectos: a) Que tipo de livro é este? –(de conto, poema, lenda, paródia, romance); Quem é a autora? Quem é o ilustrador? Qual o título do livro? Qual é a editora? Que ilustrações tem o livro?
·         Leitura do resumo da história do livro.
2ª Aula:
·         Organização dos alunos em círculo;
·         Leitura do livro;
·         Discussão com os alunos sobre a leitura;
·         Explicação sobre Paródia;
·         Desenho da parte da história que mais gostou;
·       Pintura do desenho.
 

3ª Aula:
 
·         Contação da história a partir do desenho produzido pelo aluno.
 
·         Apresentação dos desenhos produzidos pelos alunos;
 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário